terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Até que ponto é saudável admirar um ídolo?

Marcada por conflitos internos e experiências inusitadas, a adolescência é um momento da vida no qual o que vale, é experimentar sensações e viver aventuras. Decisiva para a formação da personalidade de qualquer indivíduo, essa fase desperta dúvidas e sentimentos como medo e insegurança, que dominam e confundem a cabeça dos jovens e os levam a passar por situações nas quais a emoção determina a conduta a ser seguida.
No meio desse conflito os jovens buscam descobrir sua identidade e acreditando ser necessário se espelhar em alguém para definir seu caráter, acabam seguindo o que julgam serem modelos ideais de vida. E assim, atores, cantores, atletas, personalidades públicas que integram diariamente as páginas de jornais e revistas, são admirados por adolescentes em todo o mundo e têm suas atitudes e comportamentos copiados.
Influência que os psicólogos consideram saudável desde que os jovens tenham o discernimento necessário para admirar e seguir apenas os bons exemplos e as qualidades. Afinal é importante não perder de vista o fato de que não se pode imitar o outro em tudo, para que a sua essência não seja perdida.
Ainda segundo os especialistas no assunto é preciso orientar os adolescentes para que essa idolatria não se torne algo exagerado, evitando que tudo o que o ídolo diga ou faça, seja tomado como modelo ou referência. O que para eles iria impedir uma dependência que projetasse efeitos negativos no caráter e perfil dos fãs.
Por Tayara Carvalho

Um comentário:

  1. Adorei esse ponto que trabalharam no blog, acredito que muitos fãs não sabem separar realmente o real do platônico, e isso pode tornar uma doença.
    blog muito bom!
    libetânia

    ResponderExcluir