terça-feira, 22 de março de 2011

Você pode ajudar a preservar os recursos naturais e economizar dinheiro. Confira as dicas:

Vazamentos


* Os vazamentos podem ser evidentes como uma torneira pingando ou escondidos, no caso de canos furados ou de vaso sanitário. Para esse último, verifique o vazamento jogando cinzas no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação da cinza ou se ela sumir, há vazamento.
* Outra forma de detectá-los é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa: feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água (só não feche os registros na parede que alimentam as saídas de água). Anote o número indicado no hidrômetro e confira.
* Depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando. Caso haja alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.

No Banheiro

* O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30min;
* Quando o tempo não estiver frio, deixe a chave de temperatura na posição menos quente (morno);
* Tente limitar seus banhos em aproximadamente 5 minutos. Feche a torneira enquanto se ensaboa;
* Instale torneiras com aerador (“peneirinhas” ou “telinhas” na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão mas, na verdade, faz exatamente o contrário.
* Jamais escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta;
* Caso seja viável, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiro;
* Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário