terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Chegou o Verão!

Na estação mais quente do ano, alguns cuidados precisam ser redobrados para manter não só a beleza,  mas a saúde dos cabelos. Por isso, fique atenta aos inimigos dessa estação e previna-se.

Sol
Os raios UVB - os mesmos que causam queimadura na pele - destroem as estruturas que dão força ao fio. Já a radiação UVA oxida os pigmentos tanto do cabelo virgem quanto do tingido, deixando-os opacos e desbotados.
Solução: Não se esqueça do filtro solar para os cabelos e procure usar cosméticos que forneçam proteção UV.
Sal
Ele não só rouba água mas também os lipídeos (a gordura hidratante) do cabelo, deixando-o endurecido, áspero e sem brilho. Outro problema é deixar o cabelo secar após o mergulho sem tomar uma ducha, pois os microcristais do sal grudam nos fios e o atrito entre eles desestrutura as escamas, causando frizz e volume excessivo.
Solução: Depois de cada mergulho, lave o cabelo com água doce e invista em um creme para pentear com filtro UV e silicone.
Areia
Ela se fixa nos fios e, com o vento, eles entram em atrito, criando eletricidade e fazendo com que eles se afastem uns dos outros. Resultado: frizz e excesso de volume de novo!
Solução: Assim como o sal, a areia acaba se fixando nos fios, principalmente, com os mergulhos no mar. Por isso, lembre-se mais uma vez de lavar as madeixas com água doce e use creme para pentear com proteção.
Cloro
Junto com o sulfato de cobre, que também é usado para tratar a água da piscina, reage com a queratina do cabelo deixando os fios esverdeados. Além disso, essas substâncias removem a oleosidade natural deixando os fios ressecados.
Solução: Alterne o uso do xampu comum com um anti-resíduos e invista em um condicionador hidratante.
Vento
Associado à umidade, enrosca os fios e cria nós que não só dificultam o desembarace como favorecem a quebra.
Solução: Procure usar pentes com dentes largos depois que o cabelo tiver sido hidratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário